O que é o Japandi?

A definição de luxo mudou na última década – em vez de ser ostentoso, trata-se agora de ser mais refinado e sutil, usando materiais naturais e de qualidade.

Japandi é uma filosofia de design que combina a estética da cultura japonesa com o design escandinavo. A palavra é criada misturando as palavras “Japan” e “Scandi”. Às vezes também é chamado de Japanordic e é uma tendência de design que está a criar uma sensação. A ideia por trás dessa filosofia é criar um ambiente limpo e arrumado que faça com que as pessoas se sintam confortáveis e em paz. O ambiente possui móveis minimalistas, simples e fáceis de entender.

Nesta filosofia de design, cada objeto deve ter um propósito – é o equilíbrio perfeito entre forma e função.

Wabi-sabi e Hygge

Japandi é uma filosofia de design que se baseia nos princípios de wabi-sabi e hygge. É uma combinação dessas filosofias que tem a ver com conforto, estética e aconchego.

Na estética tradicional japonesa, wabi-sabi (侘寂) concentra-se em aceitar as imperfeições da vida. A estética é descrita como apreciar a beleza que é “imperfeita, impermanente e incompleta” na natureza. É predominante em todas as formas de arte japonesa.

Hygge é um termo dinamarquês para uma forma específica de sentir-se contente e aconchegado. Esta sensação é conseguida através da criação de uma sensação de casa de dentro para fora, com boa comida, calor gerado pela iluminação e muito aconchego na forma de cobertores, travesseiros, peles de animais e tapetes.

O estilo japonês dos interiores é mais incisivo e elegante, enquanto o estilo nórdico é mais rústico e texturizado. Esta combinação de estilos permite a possibilidade de criar ambientes silenciosos, elegantes e simples.

Ideas para criar um interior inspirado no Japandi

As melhores práticas para um autêntico interior inspirado no Japandi são usar uma estética mínima com materiais naturais, como madeira, lã e papel. Para tornar o espaço o mais confortável possível, use muita luz natural e incorpore vegetação.

Algumas ideias para um verdadeiro interior de inspiração Japandi:

  • Comece por limpar o espaço para garantir uma sensação de amplitude. Duas citações que adoramos e que comunicam brilhantemente a importância deste conceito:
    • Minimalismo não é sobre eliminar as coisas que ama. Trata-se de remover as coisas que o distraem das coisas que ama.Joshua Becker
    • Ame as pessoas, use as coisas. O contrário nunca funciona.Joshua Fields Millburn & Ryan Nicodemus
  • Escolha qualidade em vez da quantidade
  • Use materiais naturais como madeira, pedra, bambu e tecidos de algodão
  • Selecione móveis minimalistas com linhas limpas e cores suaves que podem ser facilmente movidos
  • Descubra painéis shoji, móveis de vime e bambu
  • Use tatames, tapetes ou outros tipos de pisos feitos de materiais naturais
  • Insira peças artesanais
  • Esqueça fotos nas paredes, lâmpadas artísticas e enfeites coloridos. Privilegie uma quantidade mínima de objetos, como vasos e velas.
  • Mantenha uma gama clara de cores com tons terrosos para aumentar a sensação de abertura
  • Plantas elegantes e minimalistas, como o bonsai
  • Crie uma luz equilibrada evitando luzes brilhantes

Inspirações Japandi no pCon

Na comunidade pCon encontrará mais de 500 fabricantes que oferecem dados configuráveis que pode usar nos seus projetos Japandi.

Os dados configuráveis são um poderoso conjunto de informações sobre produtos, enriquecidos por vários tipos de dados interligados: geometrias 3D, materiais, preços, descrições, lógica do produto e muito mais. Juntamente com as aplicações pCon, permite que os designers de interiores acelerem o processo de planificação e orçamentação de interiores.

Inspire-se nalguns dos produtos selecionados pela equipa pCon.

PRIMEIRA FILA
e15 – Backenzahn™ Stool
Martinelli Luce – Elica
Cappellini – Bong
Vitra – Morrison Cork Model D

SEGUNDA FILA
Artek – Stool 60
Johanson Design – Kudde
Kristalia – Rama Wood
Normann Copenhagen – Ace Foostool

TERCEIRA FILA
Knoll – Florence Knoll Bench
HAY – Copenhague table
Cascando – Bamboo
FlowerArt – Pole moss picture

QUARTA FILA
Andreu World – Serena
Cassina – Back-wing Armchair
Walter Knoll – Jaan Living Sofa
Caimi Brevetti – Blade

LINHA DE TRÁS
Lapalma – Screen
Fritz Hansen – PLANNER™ Shelving
Occhio – Mito terra linear
Zeitraum – Code

 Inscreva-se na comunidade pCon

Ainda não está registado na comunidade pCon? É gratuito para utilizadores profissionais de design de interiores e dá-lhe acesso às principais aplicações e dados configuráveis. Inscrevase agora.

Compartilhar é bom

1 replies on “Japandi: design para a alma

Comments are closed.